Uma ex-aluna da UBI Ângela Pires é a autora da sensorialFIT, caracterizada por roupas interactivas para crianças com necessidades educativas especiais. São peças se vestuário terapêuticas e lúdicas capazes de estimular os sentidos das crianças sobretudo ao nível do desenvolvimento psicomotor.
A designer portuguesa teve a preocupação de criar uma linha de peças de vestuário confortável, com texturas e materiais macios, cores suaves, sem etiquetas nem elementos incómodos, tal como diz "existem muitas crianças que apresentam uma disfunção da integração sensorial o que resulta, por exemplo, numa hipersensibilidade às texturas, sons, cores, etc. Nestes casos, as crianças sentem incómodo e muitas vezes dor ao usar, por exemplo, umas calças de ganga".
A marca é caracterizada por roupas fáceis de vestir e despir, adaptadas às necessidades de cada criança, com acessórios interactivos e modulares, que podem ser usados separadamente em diferentes peças.
Todo este conceito surgiu durante a sua tese de mestrado em Design de Moda com a exploração de têxteis inteligentes que pudessem melhorar a vida das pessoas, em particular de crianças com atrasos ao nível do desenvolvimento psicomotor.
Siga todo este projecto em:
ou