sábado, 8 de fevereiro de 2014

Os passos da Inclusão...




Desde sempre se debateu numa luta constante contra  preconceito e a exclusão daqueles que, de uma forma ou outra, eram visto como "anormais" ou que não faziam parte da sociedade.
Assim sendo, grande foi a luta para chegar aos dias de hoje e, tentar encontrar uma sociedade inclusiva.

Na Grécia Antiga, as crianças nascidas com problemas físicos eram deixadas nas montanhas ou atiradas ao rio. qualquer crianças nascida com este problema era associada ao diabo e era praticada a aniquilação da mesma. Esta época foi denominada de EXCLUSÃO.

Na segunda metade do século XIX, foram fundadas instituições especiais e asilos para as pessoas com deficiência. Apesar de existir um maior apoio para com estas pessoas existir uma exclusão da corrente principal isto é, da sociedade propriamente dita. A esta época deu-se o nome de SEGREGAÇÃO.

Nos anos 70, surge uma maior preocupação em assegurar que alunos com necessidades educativas especiais fossem inseridos nas escolas regulares em vez de frequentares instituições especiais ou asilos. Esta fase foi denominada de INTEGRAÇÃO

Na década de 90, independentemente da problemática da criança, esta deveria ser inserida na escola regular. 
Esta fase corresponde à INCLUSÃO onde, é suportada a defesa de que todas as crianças, independentemente da sua diversidade de capacidades, devem participar activamente nos ambientes naturais da sua comunidade.



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